phpms@googlegroups.com

[phpms] Comunicação entre aplicações web Renan A. Marks Thu Feb 02 12:10:34 2012

Boa tarde galera,

Gostaria de pedir sugestões e compartilhamento de experiência quanto à
comunicação de aplicações web entre si.

Possuo duas aplicações web: APP1 e APP2. A aplicação APP1 consumirá dados
gerenciados pela APP2.

Felizmente ambas as aplicações APP1 e APP2 encontram-se no mesmo servidor e
compartilham o mesmo banco de dados (esquemas distintos, óbvio). Levando em
conta essa arquitetura, eu poderia muito bem acessar o banco da outra
aplicação diretamente e coletar os dados de lá. Porém estou levando em
conta que em um futuro remoto e distante essas aplicações poderiam ser
separadas em servidores físicos distintos além de bancos de dados
diferentes.

Quero, então, utilizar uma comunicação que seja abstrata a onde e como
essas aplicações estão hospedadas. E então vem a fatídica pergunta:
O que devo usar para a comunicação entre elas? REST, XML, SOAP, JSON? Tudo
isso junto com um pouco de Flash? (Brincadeira :)

Existe alguma perda de performance entre esses esquemas de comunicação?
Busquei na net mas não achei nenhum comparativo.

Estou utilizando um framework MVC com ORM. Não quero entrar no mérito de
qual framework é melhor que outro para fazer isso, nem que deveria usar ORM
ou não e acessar o banco diretamente.
Estou somente em dúvida qual a melhor solução para comunicação entre
aplicações Web de qualquer tipo, em qualquer framework MVC e qualquer ORM
de acesso ao banco.

Penso em usar uma mistura de REST + XML devido à naturalidade que se
adaptam a web, além de serem padrões de facto.

E aí, alguém já trabalhou com um requisito parecido? Como solucionou?

Obrigado e bom final de semana para todos!

[]s!

--
Atenciosamente,

Renan A. Marks

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "phpms" em Grupos do
Google.